FREIXENET NA VINOTECA CASAGRANDE.

Essa semana tive a oportunidade de provar alguns espumantes da @freixenet @freixenetbrasil aqui na Tri-Fronteira, mais especificamente na @vinoteca.casagrande, na pessoa do simpático sommelier @luissommelieralvarenga.

Conosco estava o embaixador da marca para a Argentina @ramirezdiego123 que conduziu a degustação e nos apresentou os espumantes, destacando a diferença entre os produtos e o nicho de mercado de cada um deles.

Os dois primeiros são espumantes elaborados Freixenet argentina na versões "dulce" e "demi-sec", ambos elaborados com Chardonnay e Pinot Noir pelo método charmat. Particularmente, não sou fã dos espumantes adocicados, mas que sem dúvidas são produtos interessantes para quem está iniciando no mundo dos espumantes (são os mais fáceis de gostar e ajudam a ir acostumando o paladar).

O outro é o clássico Cava Carta Nevada "semi-seco" - um sucesso de vendas estrondoso - elaborado pelo método tradicional com as castas Xarel-lo, Macabeo e Parellada. É um pouco mais complexo no nariz e leve em boca, ainda com ótimo preço aqui na Tri-Fronteira (é mais caro que os anteriores).

Nos espumantes fechamos com o Italian Rosè Sparkling Wine, elaborado com a casta Glera (comumente chamada Prosecco) e a Pinot Noir que lhe confere a coloração rosada. É leve, bem fresco, ligeiramente herbáceo e com notas de pêssego e maça vermelha. Sutil em boca e com ótima acidez, foi o preferido do meu amigo @vinicius.ratti.adv na degustação.

O grande destaque da degustação ficou com o excelente Chardonnay Fica Ferrer Coleccíon 1310 da safra 2021. As uvas desse vinho provém de vinhedos próprios em Gualtallary, certamente um dos melhores terroirs para essa casta na América do Sul.

Excelente acidez, mineralidade calcária, sapidez, notas de lima, alecrim, maracujá fresco, manteiga, pimenta branca e engaço de vinha. Um Chardonnay de destaque, de alta gama e que merece se provado. Deverá ganhar em volume de boca e maciez com mais três ou quatro anos de guarda.

O espumante rosé estilo Prosecco custa uns R$ 70,00 e o Chardonnay uns R$ 100/110,00 na vinoteca.

Seguem algumas fotos nossas e dos vinhos degustados.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.