Vinhos LARANJAS - ConFronteira, Março de 2020.

Em nosso último encontro antes do confinamento, a @confronteira se reuniu para provar e conhecer "vinhos laranjas". E o que seriam os vinhos laranjas? Basicamente são vinhos brancos que maceram com suas cascas por longos períodos, fazendo com que esses vinhos tenham maior estrutura, maior peso em boca e um caráter totalmente diferente dos vinhos brancos que conhecemos. Notas de amêndoas, flores secas, frutas brancas passadas ou em compota... enfim, o perfil é totalmente diferente dos vinhos brancos que dominam amplamente o mercado.
Popularizado pelo excelente Josko Graver, produtor do Friuli, Itália, importado no Brasil pela @decanter_vinhos.
Segue um link da Revista Adega sobre o assunto para aqueles que quiserem se aprofundar sobre o tema: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/o-eremita-decifrado_10175.html
Particularmente, confesso que não sou grande fã do estilo e provavelmente sofrerei críticas por isso. Para mim, muitas vezes esse estilo de vinho produz vinhos pesados, com baixa acidez, cansados, com uma coloração carregada a demonstrar elevada carga de oxidação, o que de fato não reflete meu estilo para vinhos brancos.
Mas enfim, são os vinhos que a vida nos traz e devemos conhecer e provar.
Em tempo, a degustação foi conduzida por nosso confrade e sommelier @sebastiangamboggi, que selecionou três interessantes exemplares disponíveis no mercado argentino e que podem ser adquiridos aqui na fronteira na Enoteca Casagrande.
Vamos aos vinhos:

BODEGA EL PORVENIR Naranjo 2019, Cafayate, Argentina.
Gostei bastante desse vinho! Uma surpresa pra lá de agradável! Eu gosto muito desse produtor e realmente recomendo sua linha de alta gama, pois o que tem feito o excelente enólogo Paco Puga merece ser elogiado.
Blend de torrontés e Moscatel Rosado cofermentadas de vinhedos muito antigos e conduzidos em latada de 1945. Os vinhos maceram com suas cascas em ovos de concreto por 6 meses.
A cor é de um rosé bem clarinho, bem pálido mesmo. No primeiro olfato eu achei que fosse um Sauvignon Blanc pela nota herbácea expressiva, como alecrim fresco e tomilho. Errei feio, pois é feito com Torrontés e Moscato Rosado.
É bem aromático no nariz, perfumado, fragrante mesmo, com essas notas herbáceas, mas também de limão, pêssego e uma nota floral.
Em boca é fresco, com ótima acidez; mas também tem peso em boca, com leve toque resinoso e um amargor final "azedinho" da acidez.
Enfim, gostei bastante e recomendo (nota 89 a 91). Vou comprar mais garrafas para beber, pois é um ótimo aperitivo para os lindos finais de tarde que tem feito aqui na fronteira.
Não sei quem é o importador oficial no Brasil, mas os Vinhos Laborum estão amplamente disponíveis na internet.
Aqui na fronteira esse vinho custa uns 750,00 pesos. Foram produzidas 2600 garrafas nesta safra.
@elporvenirwines
http://www.elporvenirdecafayate.com


GEN DEL ALMA Chardonnay Otra Piel 2015, Gualtallary, Argentina.
Famoso projeto de Gerardo Michelini @geramichelini em Gualtallary.
Esse é bem o estilo "laranja" mesmo. Chardonnay vinificado com as cascas, pesadão, com coloração intensa, escura para um Chardonnay.
O aroma é pouco expressivo e com um quê de oxidado. Lembra maça velha, pêssego caído no chão, suco da casca do abacaxi.
É pesado em boca. Falta acidez, com notas de casca e resina. Uma leve "liga" de caqui verde, mas que é diferente de taninos. Realmente não sei o que é, mas essa sensação persiste no final de boca.
Enfim, não é um vinho que eu compraria e por isso não vou pontuar.
Mas para quem quer provar o estilo clássico dos "laranjas", esse é uma excelente pedida.


FINCA BETH  2Km Chardonnay Naranjo 2017, Paraje Altamira, Argentina.
Outro vinho dos irmãos Michelini, mas nesse caso de Matias. Apenas 600 garrafas foram produzidas.
O estilo é similar ao anterior, mas, talvez por ser de uma safra mais jovem, este estava mais vívido e limpo que o anterior.
Esse é agradável de beber! Não chega a ser prazeroso, mas é agradável e pede um gole a mais pela maior acidez.
Mas tampouco é um vinho que eu compraria para meu consumo pessoal, pois não é um estilo que me agrade. Em contraponto, recebeu alguns votos dos nossos confrades como o melhor vinho da noite posto em prova. Então é uma referência gustativa que deve ser considerada.
Infelizmente, encontrei pouca informação sobre os dois últimos rótulos! Os sites das vinícolas estão incompletos e sequer trazem as fichas técnicas desses rótulos, o que é uma pena. Deixo aqui minha crítica aos produtores para que melhorem seus canais de comunicação com o consumidor.
Cerca de $ 1.200,00 na Argentina. Não deve ser importado para o Brasil.
https://www.fincabeth.com


Bem, independente do meu gosto pessoal, acho que essa degustação foi muito interessante. Vinhos diferentes, estilos não usuais, novidades! O mundo do vinho é muito dinâmico e coisas novas sempre estão surgindo. A Argentina vive atualmente um boom enológico, com novos terroirs, regiões produtoras, estilos, uvas, métodos, furor da imprensa especializada... enfim, tenho certeza que novidades não irão faltar nos próximos anos.

Assim que a pandemia do Covid19 der uma folga, voltaremos com nossas atividades na Confronteira.
Saúde, abraços e muito vinho!!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.