Degustação dos vinhos Rolland Wines em São Miguel do Oeste/SC.

Dia 05/10/2016 fomos convidados (minha mãe, eu e meu amigo Fábio) para participar de uma degustação dos vinhos da Rolland Wines em São Miguel do Oeste/SC.
O evento foi promovido pela Vera Vinos aqui de Bernardo de Irigoyen e contou com a presença do enólogo da vinícola Sr. Rodolfo Vallebella e do Sr. Gustavo Paolucci que é o direto comercial da bodega.
Ao longo da minha carreira como sommelier eu tive o prazer de provar os vinhos da bodega desde sua gênese, sendo o Val de Flores um dos grandes malbecs do Valle do Uco e que expressa com perfeição o terroir de Vista Flores, com malbecs mais opulentos e florais.
Segue a impressão dos vinhos degustados no evento:

1 - Mariflor Sauvignon Blanc 2014, 14,0% v/v: Sauvignon típico, com notas de arruda e maracujá. Boa acidez e perfil mais europeu de Sauvignon. Entre os melhores da Argentina na atualidade.
Para mim é muito bom (nota 88), mas recebeu 91 pontos de James Suckling e 90 de Parker nesta safra.

2 - Mariflor Pinot Noir 2012, 15% v/v: Pinot leve, fresco e agradável. Leve percepção de madeira no conjunto. Clarinho e floral; para beber descompromissadamente.
Boa acidez e ligeiro amargor final.
Muito bom (nota 87), mas recebeu 90 pontos de Parker e James Suckling, o que me soa exagerado.
Muito alcoólico para o meu gosto.

3 - Mariflor Malbec 2013, 14,6% v/v: esse é o melhor vinho da linha Mariflor. Malbec robusto, com bom volume de boca e taninos para relativa guarda. Notas de chocolate amargo, violeta e cerejas frescas.
Entre muito bom e excelente (nota 89/90). Recebeu 91 pontos de Parker na safra 2012.

4 - Clos de los Siete 2013, 14,5% v/v: o Clos de los Siete é bem conhecido do público mundial e é um sucesso de vendas. O estilo é bem convincente: maduro, suculento e muito agradável. Nesta safra o encontrei um pouco mais tânico que nas anteriores, mas de qualquer forma é sempre um vinho muito confiável.
Muito bom (nota 88).

5 - Val de Flores 2009, 15,8% v/v: sempre um Malbec referencial e de grande expectativa, pois se trata de um vinho produzido a partir de videiras com 80 anos e que estagia 14 meses em barricas novas francesas.
De todas as safras que já provei do Val de Flores, essa foi a que menos me agradou, pois o vinho está potente de mais! 15,8% de álcool é exagerado.
De qualquer forma, tem longa processo de evolução pela frente e já apresenta boa complexidade, com notas de ameixa fresca, defumados, violeta, manteiga e café.
Em boca é macio e redondo, com taninos domados e com boa acidez. Retrogosto mediano e sem amargor final.
No geral é excelente (nota 91). Custa na enoteca Vera Vinos $ 587,00.

A importação da linha Mariflor é feita pela importadora Wine.com. Já o Clos de los Siete e do Val de Flores foi descontinuada há algum tempo, mas era importada pela Grand Cru até algum tempo atrás.
Seguem algumas fotos do evento para recordação.
Em breve volto com um novo post sobre vinhos.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.