MARCELO PELLERITI e seus vinhos.

Quando soube que um enólogo argentino estava fazendo sucesso em Bordeaux e sabendo que iria pra lá em breve, não pude deixar de incluir uma visita em meu roteiro.
Trata-se de Marelo Pelleriti, grande enólogo argentino responsável pelo projeto Clos de los Siete e que em Bordeaux produz o Château Le Gay no Pomerol e outros importantes vinhos de Chaterine Péré-Vergé.
Fomos recepcionados de forma maravilhosa no Ch. Le Gay e Marcelo nos apresentou seu trabalho de forma detalhada e hospitaleira.
Hoje vou apresentar minhas notas de prova de dois grandes vinhos elaborados por ele, sendo o Le Gay propriamente dito e o Chardonnay Linda Flor da Monteviejo, um dos projetos do Clos de los Siete na Argentina.
Vamos a eles:

Chardonnay Linda Flor 2013, 15%, v/v.
Desde suas primeiras safras, sempre foi um vinho muito sério e entre os melhores chardonnays da Argentina.
Coloração amarelo/dourada com reflexos esverdeados, com grande intensidade aromática e notas cravo da índia, abacaxi maduro, baunilha e maça.
Em boca também apresenta ótimo volume, concentrado, denso, saboroso, com boa acidez. O ponto negativo é o amargor final pelo elevado teor alcoólico - 15%, o que lhe retira certa elegância, pois, em razão da elevada graduação alcoólica, se mostra pesado e cansativo.
No geral é excelente (nota 90), mas que deverá rever seu estilo e adaptá-lo a nova realidade dos consumidores atuais.
Não está sendo importado atualmente para o Brasil.

Château Le Gay 2011, AOC Pomerol, Bordeaux, França, 13,5%.
O Le Gay é a jóia da coroa de Catherine Péré Vergè e resulta de um corte de 90% Merlot e 10% Cabernet Franc, com 15 meses em barricas 100% novas. Vale destacar que o Le Gay está muito próximo ao Petrus, cerca de 200 ou 300 metros de distância.
Aqui a produtividade é de 25 hectolitros por hectare. Ou seja, quanto melhor o vinho, menos a parreira deve produzir e isso está diretamente relacionado com o produto final.
Jovem ainda, mas bem maduro no nariz, limpo e com boa complexidade. Boca macia, taninos leves, saboroso e agradável. Notas de ameixa seca, canela, rosas secas, ameixa fresca, chocolate negro e pimenta.
No geral, um vinho macio e elegante, fácil de tomar e de gostar. Excelente (nota 93). 
Pelo que pesquisei, creio que não está sendo importado para o Brasil e na vinícola custa €U 110,00, o que não é caro pela qualidade.





Comentários

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.