SAN PEDRO DE YACOCHUYA 2013, 15,5 v/v.

Há alguns dias no grupo de whatt´s da minha família, fui convidado para falar sobre o San Pedro de Yacochuya, vinho que tanto aprecio e que aprendi a admirar ao longo dos anos.
Para mim, sem dúvida, um dos grandes terroirs do mundo e um dos melhores malbecs da Argentina.
As condições de produção são tão extremas nessa região de Salta (nível de radiação solar; baixo índice fluviométrico e altitude elevada), que a uvas são tão exigidas que a proporção entre pele e polpa é muito mais reduzida que numa uva normal, fazendo com que sejam necessários 1,8 kg de uva para produzir uma garrafa de vinho, o que demonstra a singularidade desse local. Clima desértico, solos esturricados pelo vento e pelo sol e elevada altitude, fazem dos Valles Colchaquíes uma região única para a produção de vinhos de excelente qualidade.
O San Pedro é um clássico e para o padrões regionais de Salta, é um vinho muito elegante.
Resulta de um corte de 80/90% Malbec e 10/20% de Cabernet Sauvignon de vinhas muito velhas e estagia cerca de 12/14 meses nas barricas onde o Yacochuya repousou previamente.
Jovem ainda, mostrou coloração violácea bem brilhante, com aroma intenso e cativante. Particularmente sempre me chamou a atenção um aroma específico no San Pedro, diria exótico para um Malbec tão aristocrático, um aroma que me recorda um doce que minha avô fazia com cascas de laranja secas ao sol e cobertas de açúcar! Único! Também posso listar violeta, ameixa seca, cereja em calda, chocolate meio amargo e um leve defumado.
Na boca, por seus impressionantes 15,5% de álcool, é super encorpado, mas sem ser desequilibrado. Sua acidez revigorante e seus taninos maduros dão conta de equilibrar o conjunto. A estrutura é mediana.
O final de boca é extremamente frutado, lembrando violetas e ameixa seca, com uma sensação doce-amarga deixada pela elevada graduação alcoólica. 
Finalizando, temos um grande vinho, digno das 04 estrelas de Hugh Johnson. Para mim, nada menos que excelente (nota 92). Alia potência e elegância, fruta madura e muito consistência ao longo dos anos.
No Brasil é importado pela Grand Cru e custa cerca de R$ 206,00.
http://www.grandcru.com.br/layered/?pais=815&produtor=356
http://yacochuya.com.ar/spy/
Obs: seguem algumas fotos da fachada e da placa de entrada da bodega, e depois as fotos com Arnaldo e Marcos Etchart, proprietários. Só faltou a foto com o Michel Rolland, mas eu ainda chego lá kkkkk!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.