FABRE MONTMAYOU Grand Vin 2000, 14,0% v/v.

Assemblage de 85% Malbec, 10% Cabernet Sauvignon, 5% Merlot. Partida limitada de 14.027 garrafas nesta safra e envelhece 16 meses em barricas novas de carvalho francês.
Como é reconfortante provar o mesmo vinho após 13 anos. Foi um tiro no escuro comprar esse vinho com 16 anos, ainda mais após ter sido encontrado numa estante de supermercado. Mas que grata surpresa, pois o vinho estava excelente.
Pra mim está na elite argentina. Recentemente a safra 2011 recebeu 96 pontos do Guia Descorchados, o que comprova que a qualidade se mantem ao longo dos anos.
Destaco que na correria o vinho não foi decantado, mas as primeiras taças vieram totalmente sem borra. Incrivelmente o vinho apresentava coloração perfeita como se tivesse sido perfeitamente adegado. Rubi brilhante com média profundidade e reflexos avermelhados.
Nariz intenso e complexo, sem dúvidas. Ameixa seca, alcatrão, húmus, cravo da índia, defumados, chocolate amargo. Enfim, àquela fruta copiosa não existe mais, dando lugar a esses aromas terciários de grande complexidade.
Em boca estava perfeito, macio e elegante. Acidez viva e taninos já domados pelo tempo. O final parecia doce, algo como um merlot envelhecido. Porém, é mais provável em razão da graduação alcoólica elevada e de um possível açúcar residual existente.
Por fim, é um vinho excelente e no auge com seus 16 anos. Melhor do que está não fica, por isso lhe concedo 94 pontos.
É importado pela Premiun e custa R$ 296,20 no catálogo.
Obs: o final apresentou bastante borra. Devia ter sido cuidadosamente decantado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.