CHATEAU DE LA TOUR Clos de Vougeot Grand Cru 2013, 13,5% v/v.

Quando estive em Beaune no ano passado, fui agraciado com uma visita ao Château De La Tour, importante produtor de Clos de Vougeot que tive a oportunidade conhecer enquanto ainda trabalhava na Decanter, seu importador oficial para o Brasil.
Seus vinhos são lendários e a gerações estão sob os cuidados da mesma família. Atualmente quem conduz a propriedade é o Sr. François Labet, pessoa muito agradável e simpática e sempre disposta a falar sobre seus vinhos.
Provei várias safras desse grande vinho, pois, durante o Decanter Wine Show de 2008, foi realizada uma degustação vertical em São Paulo, onde boa parte da impressa especializada brasileira estava lá prestigiando.
A safra 2013 foi a que provei na própria vinícola, ainda muito jovem, com coloração violácea e pouco profunda.
Nariz típico, bem floral e ligeiramente herbáceo, com notas de framboesa, violeta e anis estrelado.
Em boca apresenta taninos presentes, com acidez elevada e ligeiramente rústico. Em suma, é um vinho muito jovem e que precisa de muitos anos de guarda para amaciar.
Em dez anos ou mais certamente será excelente, mas por hora, epenas muito bom em razão da elevada acidez e dos taninos marcados (nota 89).
É importado pela Decanter ao preço de R$ 1.416,00 a garrafa, conforme se pode verificar no link abaixo.
Seguem algumas fotos de recordação.
http://www.decanter.com.br/busca?dskeyword=vougeot&idproducttype=0&idproductcolor=0&iddept=0&nupricerangestart=1&nupricerangeend=9999999&type=2







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.