TeHo/Sangue da Terra - Malbec Altamira 2010, 14,0% v/v

Ontem, com uma conotação nostálgica, meu pai e eu resolvemos destapar o TeHo Malbec Altamira em comemoração aos 10 anos de nossa viagem a Mendoza em 2003.
Mas qual a razão da escolha deste tinto de garagem? Simples, por estar ele associado a Jeff Mausbach, então gerente de exportação da Bodega Catena que tão bem nos recebeu numa manhã ensolarada de janeiro de 2003. Fiquei feliz ao saber do projeto próprio de Jeff e espero em breve visitá-lo em Manos Negras.
TeHo é o malbec top da empresa, com uvas oriundas de um dos terroirs mais icônicos da América do Sul, notório pelo Finca Altamira da Achaval Ferrer.
Trata-se de um micro-clima localizado no Valle do Uco, zona intermetiária entre Mendoza e San Rafael. Sempre gostei dos malbecs produzidos ali, pois apresentam como característica marcante notas de violeta difíceis de encontrar nos vinhos de Lujan.


Poderoso, escuro e opaco, ainda vináceo e fechado. Apesar de abrir pouco na taça, mostra a estrutura necessária para longa guarda, ao menos 10 anos.
Resulta de um blend de malbecs plantadas em diferentes tipos de solo, desde o arenoso ao rochoso. Todos fermentados separadamente, com parcelas de outras uvas (Cabernet Franc e Petit Verdot), que ao final, resulta na proporção de 90% de Malbec, 6% de Petit Verdot e 4% de Cabernet Franc. Estagia em carvalho novo, isso com certeza pela aromaticidade, porém não encontrei informações acerca do período exato.
Ainda está muito jovem para uma conclusão definitiva; tampouco seria prudente de minha parte tecer comentários negativos no estágio em que se encontra. Por hora atribuo-lhe 91 pontos, principalmente por sua estrutura e aromaticidade. Parker concedeu 94 pontos.
Outras informações podem ser obtidas no site da empresa http://www.manosnegras.com.ar/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.