RENNINA 1998, 14% v/v


Que presente! Essa maravilha veio direto da Itália e estava muito bem guardada na adega do Tio Gustavo.
Antecipo que para mim foi o grande vinho da noite. Total de 24 meses em madeira, mesclando barricas e bottis, sendo outros 24 meses em garrafa antes de ser comercializado.
Pertencente a Angelo Gaja, a Pieve de Santa Restituta está muito bem localizada em uma das melhores zonas de Brunello, produzindo vinhos mais intensos que os tradicionais da apelação.
O estilo de Gaja sempre me impressionou; talvez por isso tenha gostado tanto desse vinho, ao passo de humildemente contrariar as singelas pontuações que lhe foram atribuídas (91 pontos nas melhores publicações).
Muito complexo, com coloração intensa, ligeramente avermelhada, com reflexos brilhantes na mesma tonalidade.
Nariz intenso, profundo e complexo. Seus 15 anos fizeram maravilhas, tanto que posso afirmar que este vinho está no auge qualitativo. Notas de compota, ameixa seca, anis estrelado, azeitonas, cereja do campo, tabaco... enfim, trata-se de um vinho que, por seu estágio atual, poderíamos passar horas decifrando aromas.
Em boca é bastante equilibrado, com àquela percepção de secura típica italiana. Taninos já domados pelo tempo, com ótima estrutra e volume denso, além de um longo e agradável retrogosto.
Encerro minha avaliação com a consciência tranquila em atribuir-lhe 95+ pontos. Nestas condições este foi o melhor Brunello que já provei, e tudo porque alguém teve a paciência de guardar por tantos anos. RECOMENDO A PROVA.
É importado pela Mistral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.