CHEVAL DES ANDES 2002 - 13,5% v/v.

Em meu aniversário de 31 anos resolvi provar uma botella especial! Um Cheval des Andes 2002 que sobrou de meu antigo estoque.

Bons vinhos argentinos são fáceis de econtrar aqui na fronteira, mas safras raras como esta são um pouco mais difíceis. 2002 foi uma safra espeetacular em Luján, uma das melhores da década.

Já havia provado este vinho outras vezes, incluindo esta safra quando ainda estava em Buenos Aires cursando a carreira de sommelier e confesso que sempre gostei deste vinho.

Agora, com 8 anos de garrafa, ele simplesmente está melhor do que nunca, provavelmente em seu auge, patamar que deverá manter pelos próximos 2 ou 3 anos.

Resulta de um corte de 60% Cabernet Sauvignon e 40% Malbec e (Obs: também um pouquinho de Petit Verdot), com 18 meses em barricas francesas novas.

Está excelente, ainda em ótima forma, com grande complexidade e extrema elegância. Notas de mirtilo, cedro, ligeiro defumado, nozes, pimenta do reino e terra molhada.

Muito macio em boca, com taninos maduros, acidez equilibrada e longo retrogosto, sem presença de amargor final.

Finalizando, é excelente (nota 92), num estilo claramente francês. Obs: também recebeu os mesmos 92 pontos na Wine Spectator.

É importado pela Chandon do Brasil/US$ ???.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.