UM APRENDIZADO. MEU PRIMEIRO ÚNICO!

Caros amigos apaixonados!!!

Devo, por honra e glória, compartilhar convosco este grande aprendizado. Meu primeiro Vega Sicilia Único, oriundo da fantástica safra de 1995.
Meu amigo Fábio, com grande sabedoria e generosidade, trouxe essa jóia de Londres há 2 anos. Guardado silienciosamente em minha adega, aguardamos esse momento pacientemente e, ontem, toda a expectativa foi recompensada com honras e glórias.
Deixo minhas notas de prova. Prometo que, ainda hoje, posto uma foto para comprovar o grande feito.

Vega Sicilia Único 1995 - D.O Ribeira del Duero, 14,0% v/v.
O “Grande”, não poderia ser melhor!!!
Corte de 85% Tinto Fino e 15% de Cabernet Sauvignon. 22 meses em tino de madeira, 22 meses em barricas novas, 24 meses em barricas avinhadas e mais 24 meses em tino de madeira de grande capacidade.
Apesar da idade, apresenta-se ainda escuro e opaco.
Muito aromático, complexo, exótico, com notas lácteas de manteiga, defumados da madeira, um balsâmico incrível e muito evidente, notas resinosas presentes, presença de mel e erva doce moída, amoras maduras em processo oxidativo e uma maça vermelha bem madura.
Na boca é um colosso, com acidez muito nítida, talvez ligeiramente elevada. Taninos finos entrelaçam o palato, envolvem o conjunto em grande estrutura. O álcool está muito equilibrado e o retrogosto dos mais longos que consigo recordar!!!
Finalizando o vinho é estupendo, muito mais do que propriamente eu esperava. Pela estrutura gustativa, densidade de cor, eu posso prever um envelhecimento de, pelo menos, mais 10 anos pacificamente.
Espetacular (nota 95/96).
Mistral/US$ 750,00.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.