Jantar no Gomes

Com este post vou dar início ao que mais sei fazer: "Falar de vinhos".

Domingo passado, Fábio e Eu nos reunimos na casa do Rogério Gomes para festejar a enogastronomia. Fabão e Roger cozinham muito bem e eu, claro, contribuo com meus conhecimentos e paladar sobre vinhos.

O jantar estava ótimo! Foram servidos dois pratos:

Filé marinado em ervas e vinho tinto com guarnição de purê de mandioquinha e gorgonzola;

Paleta de cordeiro assada lentamente, alecrim e pimenta, com redução de frutas vermelhas;

Ambos estavam muito bons. Confesso que adorei o purê de mandioquinha! No ponto, cremoso e muito saboroso, com ótima complexidade gustativa aportada pelo gorgonzola. A paleta também estava deliciosa, macia, quase desfiando, e ficou perfeita com a redução de frutas vermelhas, já que esta aportava leve doçura e suculência no palato.

Provamos dois grandes vinhos durante à noite. Descrevo rapidamente segundo minhas notas de prova:

Yacochuya 2001 - Salta, Argentina.
O Yaco vai muito bem, envelhecendo maravilhosamente. Complexo, macio, querendo buscar leves notas balsâmicas. Perdeu a austeridade da juventude, agora mais macio e redondo. Para mim a safra 2001 do Yacochuya é clássica!!! Mostra tudo o que ele tem de melhor, petência, grande complexidade, maciez e final interminável. Certamente está entre os melhores da América do Sul.
Para quem ainda tiver algumas garrafas do 2001 guardado, fique tranquilo... 5 ou 6 anos pela frente, sem problemas (nota 91/92).

Norton Single Vineyard 2002 - Mendoza, Argentina.
Este é o top da Norton no mercado brasileiro, mas prefiro, e muito, o Centenario del Pedriel. Nesta safra o vinho me pareceu um pouco apelativo, com tostado pouco elegante. Complexidade um pouco decadente já mostrando sinal de maturidade precoce. A acidez despontava ligeiramente, mas, mesmo assim, tinha ótimo meio de boca. No nariz é brilhante, complexo, mas em boca decepciona um pouco. Fico ainda com a safra 2000, entre os grandes da Norton de todos os tempos.
Nota 89/90, pronto para ser consumido.















Ah, duas coisas mais: O Yscay 2005 que está na foto, foi o meu presente de aniversário. Fora isso, também deixo uma foto minha com o Marcos Etchart em 2007 quando estive visitando a San Pedro de Yacochuya... para os apaixonados por este grande vinho!!!














Comentários

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.