CHAMPAGNE JEAN MILAN.

A vila de Oger fica na Côte de Blancs, a 45 km ao sul de Reims. É terra de excelência! Chardonnay topo de gama e champagne de altíssima classe, reverenciado pela pureza e elegância.
Tive a oportunidade de visitar a Jean Milan, produtor que passei a admirar ainda no início da Decanter, pois há muito tempo atrás era importado por ela. Infelizmente deixou de sê-lo já há alguns anos.

Enquanto que nas grandes casas é difícil fazer uma visita técnica, fui agraciado em poder visitar a pequena Jean Milan (apenas 6 hectares de vinhedos próprios) e degustar seus excelentes champagnes. Vamos a eles:

1) Extra-brut NV: assemblage de duas safras diversos. Tem  6 gr/lt de açúcar residual e 3 anos de envelhecimento em adega. Bem seca, cítrica, incisiva, mineral e sápida. Boa estrutura e leve amargor final.
Excelente (nota 90).

2) Brut NV: bem seca também e também assemblage de duas safras diversas. Tem 8 gr/lt de açúcar e 4 anos de envelhecimento em adega. Ótima, fresca e leve. Tem grande volume de boca, bem cítrica, com notas de brioche, mel e maça madura. Ótima.
Excelente (nota 91).


3) Tendresse NV: tem 20 gr/lt de açúcar residual, mas imperceptível no paladar. Esse algo mais doce dá um toque agradável e amistoso a ela; um frutado acessível e amigável aos menos acostumados com o caráter de Champagne.
Muito bom (nota 89).

4) Cuvée 150 ans NV: edição familiar comemorativa, um assemblage de vinhos das safras 2009 e 2010), com 6 gr/lt de açúcar residual.
A garrafa é linda e vem envolta num papel branco, algo como se estive vestida.
Uma parte do vinho base é vinificada em barrica, o que lhe confere uma complexidade de carvalho nítido, notas de defumados e uma cremosidade ímpar.
É bem seca, cítrica, intensa, sápida e com ótimo perlage.
Excelente (nota 90/92).

5) Symphorine Brut 2009: é um dos tops da casa, com seleção de uvas dos melhores climats de Oger. Tem 6 gr/lt de açúcar residual.
Excelente também, com notas de brioche, grão de bico, lima e maça madura. Longa e com leve amargor final. Ótimo perlage.
Excelente (nota 93+). 

6) Terres de Noel 2009: o nome "terres de noel" se refere a uma parcela de vinhedo velho da vinícola com 70 anos ou mais.
É o top da casa, com 8 gr/lt de açúcar residual e apenas 3 mil garrafas por ano somente.
Clarinha, cheia, com grande volume de boca. Fresca, cítrica e mineral, incisiva, longa e pura.
Ótima expressão da pureza da chardonnay.
Excelente (nota 93), top mesmo. Vale cada centavo do que custa na vinícola - €U 42,00.






http://www.champagne-milan.com/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPOS DE SOLANA Bolívia!

OS VINHOS DE MAURICIO LORCA!

DEGUSTAÇÃO DA BODEGA LAGARDE.