CHÂTEAU GRUAUD-LAROSE 2001.
O Gruaud-Larose é um clássico de Bordeaux, de Saint-Julien na verdade! Um second cru com raro equilíbrio e entre consistência e elegância.
A safra de 2001 foi muito boa, clássica, e nela o assemblage é de 57% de Cabernet Sauvignon, 31% de Merlot e o resto de Petit Verdot e Malbec.
O vinho estagia 18 meses em barricas bordalesas, sendo 70% novas.
Provamos este vinho num bar a vin em Paris. Em razão disso o vinho estava turvo por causa da borra, pois não foi corretamente decantado.
O nariz é clássico, aromático, elegante, terroso e com aquelas notas de cedro, couro e tabaco que os grandes vinhos de Bordeaux soam apresentar.
Em boca é equilibrado, com estrutura média e elegante, com taninos ainda presentes e acidez perfeita. É certamente um vinho de classe que, com 14 anos de idade no dia da prova, mas que, apesar disso, ainda poderá evoluir em garrafa se bem conservado.
Trata-se de um excelente vinho. Um vinho de classe em qualquer ocasião (nota 93/94).
Pode ser encontrado em várias importadoras.
Até bem pouco tempo atrás, a safra 2006 estava sendo vendida a R$ 608,00 na Grand Cru, o que é um preço muito bom. Na frança, as safras mais recentes, custam cerca de 40/60 euros a depender da safra.
http://www.gruaud-larose.com/gruaud-larose-millesime-2001.html
Comentários
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos.