ALTOS LAS HORMIGAS Malbec Vista Flores 2009, 14,8% v/v.
Já há alguns anos começou na Argentina uma tendência por vinhos de terroir específico, microclimas únicos onde determinadas uvas possam se expressar com pureza e perfeição.
E nesta toada a Finca las Hormigas pode ser considerada um expoente, pois o seu trio de malbecs de diferentes terroirs tem impressionado pela qualidade.
Recentemente comprei uma garrafa do Vista Flores 2009, o qual gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o vinho.
Esse é, sem dúvida, o mais opulento dos três vinhos (Altamira e Gualtallary são os outros) e provavelmente o que encanta mais facilmente.
O estilo é aquele clássico malbecão argentino, ainda escuro, violáceo e impenetrável, o que denota grande concentração.
Aroma intenso, floral e com muita ameixa em calda. O vinho estagia por 18 meses em tonéis de carvalho de 3500 litros que não são tostados, o que lhe confere maciez e volume de boca, mas sem a característica interferência do carvalho novo com suas notas defumadas e de manteiga.
Em boca é super encorpado. Potente, com acidez baixa e taninos "doces". Retrogosto longo e agradável.
Em suma é um vinho excelente (nota 92+), mas que merece uma prova mais detalhada e se possível de um vinho mais maduro.
Vale destacar que estes vinhos têm sido muito pontuados pela crítica especializada, sendo que o Gualtallary 2014 recebeu 97 pontos de Tim Atkin e esse mesmo Vista Flores, em sua safra 2013, 96 pontos do mesmo especialista, sendo considerado, por ele, o nono melhor vinho argentino do ano.
Atualmente está sendo importado pela World Wine-La Pastina e o Malbec Reserva custa R$ 233,20 (cerca de US$ 67,00). O Vista Flores eu não encontrei na pesquisa, mas é certamente mais caro por sua singularidade de terroir.
Para quem tiver paciência e uma adega climatizada em casa, este vinho é para longa guarda - ao menos 15 anos, tranquilamente.
http://es.altoslashormigas.com/
http://www.worldwine.com.br/
Comentários
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos.