L`EVANGILE 1994 - Pomerol, Bordeaux, França. 12,5% v/v.
Uma das coisas boas que aconteceu na noite em que provei meu primeiro Petrus, foi tê-lo provado lado a lado com um L´Evangile da mesma safra, o que só demonstrou que um vinho muito mais barato pode apresentar o mesmo patamar qualitativo. Coisas que somente essas degustações comparativas podem nos proporcionar.
Já o havia provado outras vezes e sempre é um grande vinho. A propriedade possui cerca de 14 hectares e está situado na divisa com St. Emilion, exatamente sobre o platô de cascalho mais importante do Pomerol. Além disso, é uma propriedade pertencente a família do Ch. Lafite, o que é sempre uma garantia de qualidade.
Comparativamente ao Petrus estava ligeiramente mais fechado e escuro no visual, com leve borda laranjada.
Aroma intenso, complexo, exótico e com perfil aromático muito similar ao do Petrus, com notas balsâmicas e licorosas. Destacam-se tamarindo, couro, café muito nítido (meus amigos descreveram essa impressão como fumo), menta, laranja seca e cravo da índia.
Em boca apresenta estrutura ligeiramente menor que o Petrus e está ligeiramente mais evoluído, com álcool e acidez um pouco "rebeldes" e taninos bem redondos.
Final de boca mediano e com acentuada nota de café.
Em fim é um vinho excelente. Particularmente eu prefiro vinhos mais jovens, com a fruta fresca mais integrada; mais suculenta. No estágio em que ele está agora, safra 1994, parece que o vinho já passou da sua melhor fase, perdeu vitalidade, mas logicamente tudo é questão de gosto de pessoal.
Atribuo-lhe nota 92 pontos, um a menos que ao Petrus.
A Mistral está vendendo a safra 2008 por US$ 594,00 no catálogo, enquanto o Petrus não baixa de R$ 12.000,00 no Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos.