NORTON MALBEC RESERVA 2010, 14,5% v/v - Luján de Cuyo - Argentina.
Venho degustando este vinho desde a longínqua safra de 1995, quando ainda o Centenario del Perdriel povoava minha imaginação.
Desde então muita coisa mudou e novos rótulo foram sendo lançados. O portfólio da empresa aumentou e a qualidade dos rótulo clássicos, na minha opinião, diminuiu.
É o caso do Malbec Reserva e do Malbec DOC, vinhos que antigamente me pareciam bem mais convincentes.
Mas vamos a safra 2010 do Malbec Reserva.
Segundo o site do produtor, este vinho provem de um vinhedo de 80 anos de idade localizado em Luján. O rendimento é baixo com 6 toneladas por hectare. Estagia 12 meses em barricas francesas de primeiro e segundo usos.
Trata-se de um malbec típico, suculento e com ótima acidez. Com boa expressão olfativa de ameixas frescas e especiarias doces. Porém, não vejo razão para tanto entusiasmo da imprensa internacional que freqüentemente o pontuam com notas acima de 90 pontos. Como exemplo, nesta mesma safra, temos os 90 pontos da Wine Spectator e 92 da Wine Enthusiast, o que considero um exagero.
Para mim é um vinho muito bom (nota 88), típico e bem elaborado, mas sem a concentração necessária para tanto furor.
Ainda sou da época dos tempos áureos em que a Expand importava. Atualmente quem importa é a Winebrands ao preço de R$ 76,00, o que é bastante justo pela qualidade do vinho.
Comentários
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos.