Postagens

Mostrando postagens de abril, 2014

CAVE DE POMMARD-VOUGEOT ROUGE 1er CRU-CÔTE DE NUITS-FRANÇA-1994.

Imagem
Eis um ótimo exemplar de Pinot Noir . Apesar dos seus 20 anos, estava perfeitamente vívido no copo. No auge, com grande complexidade e uma singular elegância. A coloração era típica para a idade, mostrando um vermelho-alaranjado esmaecido e com pouca profundidade. Nariz de mediana intensidade, mas era a complexidade que se destacava com notas de tamarindo, ameixa seca, canela, alcatrão e rosas secas. Em boca era bastante agradável, com leve acidez a despontar, mas nada que pudesse lhe tirar o brilho. Retrogosto mediano e com leve ressaibo no fim. Em sumo, um vinho elegante e de grande finesse. Diria excelente (nota 89/90). Acredito não ser importado para o Brasil. Foi trazido diretamente da França pelo amigo Cláudio.

Montes Purple Angel 2005 - Valle de Colchagua - Chile - 14,5% v/v.

Imagem
Sempre um grande! 92% de Carménère, 8% Petit Verdot, com 18 meses em barricas novas francesas. Realmente muito bom, estilo clássico de bom Carménère, mas existem outros menos herbáceos que também merecem destaque. Já o havia provado outra vez, na feira da Mistral em 2008 e a impressão é a mesma. Para mim, ao menos, o estilo é demasiadamente herbáceo. Prefiro vinhos mais limpos e elegantes; diria menos agressivos. Esse, apesar dos 9 anos, continua potente, escuro e bem concentrado. Não notei uma evolução positiva, onde as notas terrosas e de alfavaca deveriam ser mais sutis para não sufocar o apreciador. Recomendo sempre a prova, pois é uma referência; deverei provar novas safras para avaliar o estilo ao longo dos anos. Excelente (nota 91). É importado pela  Mistral ao preço de R$ 290,00, safra 2009.

Brunello Col d´Orcia 2007 - 14,5% v/v.

Imagem
Belo vinho. Produtor biológico, com ótima localização do vinhedo. Estagia 3 anos em tonéis de carvalho francês e esloveno e mais um ano em garrafa antes de ser comercializado. É Primeira vez que provo este vinho e confesso que me agradei pelo estilo potente, concentrado, macio, com um frutado puro elegante. Apesar de seus sete anos, pela estrutura compacta, acredito que levará mais uns 5/7 anos para atingir seu apogeu. Ótimo desde já, mas ainda precisa de algum tempo para revelar maior complexidade.  Excelente (nota 91). Recebeu 91 pontos da Wine Spectator e 93 pontos de Robert Parker. É importado pela Franco Suissa.